sábado, 13 de julho de 2013

Atitudes que não ficam mal a ninguém!

Quando comecei este blog foi para fugir muitas vezes ao facto de me sentir oprimida e assim através da escrita poder mandar cá para fora os meus conflitos interiores, coisas que eu não conseguia entender, escrevi histórias, fantasias românticas e por aí fora!
Hoje, depois da grande aprendizagem que adquiri, principalmente pelo facto de ter tido uma escola livre, escola essa, a Rua, posso dizer que através dela e em conjunto com os meus companheiros aprendi essencialmente a ter determinadas atitudes tais como a famosa lealdade, o respeito, a perceber quem eram os amigos de ocasião e os amigos para toda a vida, aprendi que a união sem dúvida faz a força e essencialmente a resolver conflitos e acreditem que a Rua é uma verdadeira selva, onde passei os melhores momentos da minha vida! Aprendi a viver como se de uma tribo se tratasse!
Acompanhei vidas, vidas destruídas, vidas feitas, vidas por fazer e vidas a começar! Amores, desamores, guerras, vitórias, amizades e conflitos! Mas não é só na rua que existem conflitos, por vezes é com as pessoas mais próximas que temos os maiores conflitos e muitas vezes somos nós próprios que os alimentamos!
Não sei se é do meu feitio, mas fui sempre uma miuda que perdoava depressa as coisas e nunca tive muito tempo zangada com alguém! Não tenho inimigos, o mais que posso fazer é dar a minha indiferença, é a minha forma de defesa, mas isso não quer dizer que não seja amiga, não gosto de ter assuntos mal resolvidos, faz me mal, ainda há uns meses atrás pedi desculpa a uma bacana que até nem teve assim uma boa atitude para comigo e para quem me acompanhava na altura e acreditam que me saiu um peso de cima, porque consegui ter o meu coração limpo e mais leve! Mesmo que não as tenha aceite, pelo menos dei o exemplo! Não sou uma santa, nunca fui, sei que tal como toda a gente também já tive péssimas atitudes, mas consegui superar isso! E sabem como é que consegui?! A pedir desculpa a mim mesma e principalmente a mudar de atitude a não voltar a repetir a gracinha! Só assim consegui voltar a encarar as pessoas com quem tinha assuntos por resolver, olhos nos olhos! Sei que custa, principalmente quando temos a consciência pesada porque sabemos que de uma maneira ou de outra falhámos!
Odeio ter de alimentar a raiva, aquela raiva interior que nos consome, a mesma raiva que me oprime quando vejo nos media a podridão da nossa sociedade! E fico ainda mais raivosa quando a opressão vem de quem eu admiro como ser humano!
Ás vezes, choro, porque gostava de poder ser melhor e não tenho vergonha de dizer isto, chorar não é mau, é libertador! Não tenho medo de ser como sou, tenho medo é de me tornar numa pessoa fria, calculista, ressentida, rancorosa e violenta! 


Não tenho medo de pedir desculpa num abraço, muito menos de admitir a podridão interior que por vezes me consome!
Oxalá que toda a gente pudesse pelo menos na sua humildade pedir desculpa uma vez que fosse ao seu próximo e principalmente aprendesse a pedir desculpa a si próprio! Garantidamente viveríamos de consciência tranquila, evitávamos algumas das insónias que nos perseguem e a maioria dos conflitos ficariam resolvidos!

A quem eu possa eventualmente ter ofendido, por alguma razão, aqui ficam as minhas desculpas, mesmo que não as aceitem, pelo menos eu reconheço que nem sempre tive a melhor atitude, mas pelo menos tenho a certeza que me perdoei a mim mesma! E acreditem que pode sinceramente mudar algo em nós!













Sem comentários:

Enviar um comentário