quinta-feira, 16 de junho de 2016

Trissomia 21

São 7 e meia da manhã e eu acordei com a imagem de um rapaz com trissomia 21 na cabeça. Tinha de vir escrever, é a forma que tenho de mandar cá pra fora as frustrações e desabafar o que me revolta muitas vezes. O universo tem coisas maravilhosas e quando nos predispomos a observa lo com mais clareza, tudo faz mais sentido. Não é novidade que tive uma brutal depressão, a doença da moda, segundo os média, se calhar até é mas adiante, nunca curti modas. Essa depressão está a ser curada, sem comprimidos nem ajudas psiquiátricas, foi um vaipe qud me deu um dia de manhã, a negritude de espírito faz me mal.
Passando ao que importa, na terça-feira fui à ladra, à feira, e pra variar, o sr Paulo, granda porreiro deixou me fazer und trocos. Cheguei, montei o estaminé, sem pano sem nada, mesmo à descontra, e nisto, quando estou quase a acabar de pôr as cousas pa vender, aparece me um moço que já conhecia lá do sitio, desconheço o nome, mas também não é preciso, a dizer me bom dia, tá tudo bem!? O moço em questão tem trissomia 21 e não me largou umas horas sempre ali a ver as cenas da venda, sabem qud mais, passei um bom bocado com o "mongoloide" ou vulgo pelo povinho verdadeiramente chunga, o "atrasado mental". Pois é, o atrasado mental esteve comigo, falou comigo sobre a vida que tinha que não era facil e mais, estava a acabar o 12 ano na escola onde eu andei!! Ãhh!! Sim senhor, o atrasado mental é um tipo inteligente, os atrasados mentais não são lixo, tal como toda a gente com deficiência, o pai da Solange é surdo e parte pedra como eu nunca vi. Tem uma criatividade brutalissima, Eu sou deficiente, vivo num mundo que não queria que fosse desta forma, mas também não discrimino, ou pelo menos tento, essas do chamar preto, monhe ou atrasado mental quando nos sentimos aparentemente poderosos não devia ter razao de ser. A discriminação mata sentimentos, torna nos verdadeiros burros, acabamos num quadrado e com as palinhas nos olhos. O atrasado mental que me povoou a banca durante umas horas foi me benéfico, porque só veio confirmar o que eu já sabia, querem amor como toda a gente r não me deixou um minuto enquanto não soube o meu nome, de onde vinha e o que fazia ali, e eu disse lhe tudo e ficamos todos contentes, até a Solange adorou o rapaz.
Os atrasados mentais como o povinho com pouca cultura lhes chama só querem ter uma vida melhor. Isto é sinónimo que por muito mais que se estude, o íntimo, a essência se não for trabalhada não adianta para se viver em harmonia com os outros. Eu também chamo carocho ao arrumador de carros, quando nem sei se afinal o é, também discrimino, não sou perfeita, mas tento, sempre que a sério quero falar, não o fazer, magoa, quem recebe o insulto, recebe o cinzelado em metal, quem o envia considera que é na areia que o escreve.
Os atrasados mentais têm cultura, porque com o rapaz da feira, eu consegui falar sobre filosofia e condições humanas. Não era assim tão atrasado, percebeu tudo e mais, ainda me disse que o futuro é risonho e que iria ser um bom professor.
Não vou falar das suas outras necessidades tais como o não ter dinheiro para comprar aquele livro, mas era feliz, sentia se no seu sorriso uma plenitude serena, mágica. Tal como disse no início, o universo dá nos tudo o que precisamos, so temos de estar dispostos a recebê lo, afinal não somos ri go ro sa men te nada no meio do cosmos. O universo faz as pessoas revelarem se e o "mongolóide atrasado mental chungoso" afinal tinha amor para dar e trocar, porque aprendi desde muito cedo  que o amor não se vende e muito menos se compra.  É a essência que temos de trabalhar diariamente, o ser atento e nunca repetir padrões, afinal a vida é colorida para quem de negro se veste muitas vezes, costumo dizer que assim não se vê tanto o lixo, ahaha, mas vá, aprende se todos os dias neste maravilhoso mundo em que os fascistas ranhosos nos tentam sempre mandar a baixo. E deixei de ter pena como anteriormente, o coração agora só se compadece pra quem realmente de si dá sem querer nada em troca. Agradeço à Isabel, ter me levado a Solangd a ver a " chungaria" da feira, agradeço à Zá, que na sua dificuldade de vida feirante tal como a de todos nos, deixou escolher uma peça da sua banca que entregou de alma à minha filha, agradeço essencialmente ao atrasado mental e desculpem mas eu não meto mais aspas, o facto de me ter ensinado que é lá dentro da sua essência que está a sua maravilha humana.
Este dia que passou foi só mais um que na minha humilde e rústica sabedoria me fez escolher e saber tal como ter a certeza que o sorriso de uma criança é sem dúvida uma das coisas mais maravilhosas do mundo. É a essência do ser que nos faz sef como somos, quem a trabalhar terá sem dúvida um final feliz e isso não se ensina nas escolas nem nas universidades, aprende se com a vida. 

Sem comentários:

Enviar um comentário