domingo, 16 de junho de 2013

MãSara

MãSara veste de negro há mais de trinta anos!
MãSara é a mais antiga anciã do clã Viana Gentil, enterrou a maior parte dos quinze filhos que teve e alguns dos seus trinta e oito netos!
MãSara enterrou o marido e diz que não tem saudades dele, foi prometida ainda antes de nascer e teve de cumprir com a sua obrigação de esposa submissa durante mais de cinquenta anos, hoje tem noventa e sete e refere-se a si própria como "sempre noiva"!
MãSara não saber lêr nem escrever, sabe fazer contas, nunca foi à escola, mas a sua sabedoria ultrapassa o mais graduado em qualquer disciplina!
MãSara vivia perto de mim na minha adolescência, de cada vez que me via à sua porta, benzia-se e mandava-me embora, mandava dizer pelo neto que eu iria ser a desgraça daquela familia!
O ano passado por esta altura, mandou o seu neto Damião chamar-me aos seus aposentos no acampamento porque me queria rever ao fim de mais de quinze anos! Fui escoltada como se de uma princesa se tratasse, ao ver-me agarrou-se a mim e chorou, chorámos as duas! Ambas sabemos porquê!
MãSara ainda fala em romanês misturado com espanhol e português, agora, depois de ter enviuvado, fuma o seu cachimbo perfumado sem qualquer tabu defronte da familia! Perguntou-me como andava a minha vida, se tinha casado, se tinha filhos! Contei-lhe a minha história! Voltou a chorar!
Disse-me que tinha visto o meu destino traçado no seu tarot e por isso me enxotava da sua casa como se tivesse uma doença contagiosa!
Lançou o na minha presença e das três vezes que o fez as cartas eram sempre as mesmas, podia ter sido truque, mas sei perfeitamente que não, fui eu que as baralhei!
Disse-me também que devia investigar as origens da minha familia paterna, foi isso que fiz no ultimo ano, em contacto com a minha avó Jesus, a avó condescendente e paciente, a mesma que cortou a sua longa trança branca quando o meu avô faleceu, confessou-me que era descendente de mercadores espanhois daí o nome Guardado, comum em vários zonas castelhanas.
Da parte da minha mãe, não soube nada, mas MãSara contou-me pormenores que encaixavam perfeitamente em assuntos que só algumas pessoas mais chegadas conhecem, tal como o facto da minha avó com noventa anos ter um aspecto jovial e ainda dar consultas em casa a senhoras em troca de um abraço ou uma palavra amiga!
MãSara aceitou-me no seu clã, contou-me que em cinquenta anos de casamento fiel, o seu marido foi sempre um tirano, contou-me que foi vitima de maus tratos em todos os quadrantes imaginários, nunca concordou com o tratamento que levava, mas tinha sido prometida e como tal não podia fugir, seria deserdada e eventualmente morta caso o fizesse, também o seu neto foi prometido, mas não chegou a cumprir o seu destino, pois havia visto que uma "senhora" lhe haveria roubar o coração, seria eu, nos meus quinze anos!
MãSara ouviu a minha história de vida, franzindo o sobrolho, sinal de quem não gostou do que ouviu, disse-me que tinha sangue nómada que era resistente, pediu-me o grupo de sangue e antes que eu abrisse a boca lançou uma carta e em tom esperançoso, argumenta:" AB Positivo, Romi!?"
Confirmei!
Voltei a ver os seus olhos verdes reluzentes tremerem!
O grupo AB é dos sangues mais raros e mais antigos, mas isso não faz de mim um ser diferente!
Cortou-me o pulso delicadamente e deixou cair umas gotas de sangue na sua mão, fez o mesmo consigo, com o seu dedo indicador fez uma mancha na minha testa, proferiu: " És agora Viana Gentil, Romi! O meu neto tinha o mesmo sangue! És sangue do meu sangue!" Contou-me que sabia de tudo o que fazíamos juntos, que mandava os sobrinhos espiar-nos para poder ter a certeza de que o seu menino de oiro não fosse desviado, contou-me que todos os dias o inquiria a saber se me tinha desonrado, contou-me que sentia que o seu amor por mim não tinha precedentes e que um dia ele haveria de voltar para me vir buscar caso fosse mesmo obrigado a casar, que nunca seria fiel à sua esposa, que me iria destruir o casamento caso eu não ficasse solteira, contou-me que as discussões lá em casa eram de meia noite com o avô de cada vez que lhe dizia que era comigo que queria ficar, o avô respondia-lhe que antes morto do que casar com aquela "senhora" contou-me que antes dele ter partido tinha visto o seu futuro no seu tarot cigano, actualmente gasto e envelhecido e que se fosse hoje não teria sido conivente com a oposição à nossa união! "A minha familia é agora a tua, a nossa, tudo o que precisares, se pretenderes, a nós virás buscar!"
Não por causa do sangue, mas pelo suplicio que viveu em toda a sua vida! "É na perda, minha querida... que damos valor ao que tivemos!" Dito isto, abraçou-me e mandou-me embora!

Hoje, ás oito horas da noite, o meu telefone tocou!
Do outro lado, Damião, o meu "cunhado" conseguiu dizer com um sorriso numa voz entorpecida: "MãSara partiu e está feliz!"




Que a paz te ilumine, MãSara! Foste uma vencedora no meio de tanta derrota!







Sem comentários:

Enviar um comentário