domingo, 16 de junho de 2013

Lembro-me...

- de jogar ao guelas e fazermos batota para ficarmos com os abafadores da Elsa
- de chamarmos o pessoal do bairro para brincarmos à sirumba e sermos nós os ladrões
- de roubarmos as beatas ao teu avô para as ir fumar ao cimo do monte
- de enganarmos a d. Lúcia com os trocos fora de circulação a fim de termos mais pastilhas
- de jogarmos ás escondidas nas manilhas junto á minha casa para podermos roubar beijos um ao outro sem que ninguém visse
- de te ver de braços abertos sem as mãos no guiador na BMX emprestada sem olhar no cruzamento ao fim da rua
- dos skates banheiras
- das petas que eu dava à minha mãe para poder sair e ir ter contigo ao baile da associação para dançarmos slows
- da bezana que apanhámos com absinto caseiro em que eu imaginei ter-me transformado num gato e ter ido miar à porta da igreja
- das esperas á porta da minha escola
- das broncas que levava da minha mãe quando chegava a casa a cheirar a fuligem das fogueiras que faziamos nas vivendas em construção na altura em que o meu bairro tinha só meia duzia de casas
- de tirarmos a roupa um dia e termos assustado os teus sobrinhos pequeninos ao entrarmos em tua casa numa manhã em que todos tinham ido trabalhar
- de fugires aos teus avós cada vez que te chamavam "maldito" aquando vinhas ter comigo
- de roubarmos a fruta das árvores dos vizinhos
- das bombas de mau cheiro na casa mortuária quando um dia velavam um vizinho
- de jogarmos à bola todos juntos e eu ter partido o espelho de um carro da oficina do sr. Acácio e teres te dado como culpado
- de jogarmos à sueca com os velhos no café e ganharmos sempre porque tinhas as cartas contadas
- do jogo da caneta em que o meu castigo foi saltar em cima do tejadilho de um carro que pensámos estar abandonado e afinal o carro estava era a arranjar
- de termos um dia apanhado o puto Bruno e tê lo fechado dentro de um contentor do lixo como forma de castigo pelas intrigas que fazia à tua avó sobre nós
- de gozarmos com as beatas ao domingo no fim da tarde quando saíam porta fora todas emproadas
- da garra com que ias para a feira de Odivelas com os teus avós e eu fazia tudo para passar na tua banca a fim de te ver trabalhar
- de me teres enxuto as lágrimas quando morreu o meu hamster preferido
- de o termos desenterrado ao fim de um mês porque queríamos ficar com o esqueleto e não lhe conseguirmos pegar
- do termos apanhado o teu irmão Oscar a fumar ganzas e termos lhe roubado o material para fumarmos nós
- do teu irmão Ica namorar com a Sara ás escondidas e eu contigo
- da fisga que me ofereceste e que a minha mãe tirou porque me dizia que era coisa de rapazes


- de me teres dito um dia que jamais te irias separar de mim mesmo que tivesses longe noutra dimensão
- de teres rompido com as tradições da tua tribo
- de me teres ensinado a tua cultura, a tua lingua e que se um dia eu tivesse que sofrer por amor, me lembrasse de ti e do que sofriam as mulheres da tua familia com a violência de género e que nunca deixasse que isso acontecesse comigo
- de me teres pedido para nunca depender de ninguém e me tornar numa mulher autosuficiente
- de me teres respeitado sempre e de nunca teres proferido uma única palavra grosseira até ao dia em que desapareceste no mar
- da tua consciência, da tua segurança, de teres crescido demasiado depressa para o tempo em que viviamos
- da tua camisa branca sem botões, da tua voz que fazia as miúdas tremerem cada vez que lhes dirigias palavra e dos teus olhos verdes transparentes

- de me teres pedido para viver a minha vida dignamente de cabeça erguida e que a vivesse intensamente como se não houvesse amanhã e sempre com um sorriso na cara












Sem comentários:

Enviar um comentário